Antes de tudo, é importante falar sobre o conceito das métricas.
CPM (cost per mile) Calcula o custo pago a cada 1.000 (mil), impressões. Para chegar ao valor de CPM usamos a fórmula 1000* (impressões/custo) = CPM. Importante ressaltar que na mídia programática o pagamento é feito a cada impressão e a métrica de CPM considera a média padronizada e simulada em lotes de 1.000 impressões.
CPA (cost per acquisition) Calcula o custo pago por cada conversão. Como conversão, o anunciante pode definir toda ação esperada e mensurável que acontece em seu site ou app. Para chegar no valor de CPA usamos a fórmula (Total Gasto / Total de Conversões Atribuídas) = CPA.
CPC (cost per click)
Calcula o custo pago por cada clique. Para chegar ao valor de CPC usamos a fórmula (custo total / total de cliques).
Normalmente, o custo de CPA tende a ser maior que o de CPM pelo fato de que apenas parte das impressões se transformam em cliques. Chegamos na quantidade de impressões que viram cliques pela métrica de CTR (click-through rate). Dado pela fórmula (cliques / impressões).]
Usando um exemplo fictício: Uma campanha com gasto de R$ 10.000,00 teve CPM de R$ 10 reais e gerou 1.000.000 de impressões e 5.000 cliques (CTR de 0,5%).
Todos os cliques viraram sessões no site e 5% delas, vendas. Gerando 250 transações.
Com isso, chegamos a um CPA de R$ 40 (10.000/250 = 40).
Se o valor de CPM for muito baixo e o CTR e taxa de conversão muito altos, existe uma chance do CPA ficar menor do que o CPM. Não é um cenário impossível mas é raro.