Muito tem sido falado sobre o fim dos cookies anunciado pelo Google, mas afinal, no que eles impactam? Antes de mais nada, precisamos entender o que são cookies.
Cookies são um arquivo que o navegador armazena e que identifica o usuário, Sua principal utilidade é garantir a melhor experiência para o usuário ao navegar, salvando dados de cadastros, carregando sites mais rápido, entre outras funcionalidades.
Existem três categorias de dados, sendo elas:
- First-party: são dados captados de forma direta, ou seja, de propriedade da empresa;
- Second-party: são dados captados através de parcerias e que as empresas conseguem utilizar;
- Third-party: são dados comprados através de data providers.
Os cookies armazenam dados tidos como sensíveis, como: idade, gênero e preferências de consumo. Com isso, gera um perfil detalhado de quem está utilizando o navegador e, como principal justificativa do Google Chrome para essa ação, temos a proteção aos dados individuais.
E como o fim dos cookies impactam no mercado de mídia?
Sem a tecnologia de rastreamento, os anunciantes terão que mudar sua estratégia para segmentar os anúncios digitais.
Foi dada maior autonomia aos usuários da web em relação aos seus dados. Por isso, surge a necessidade de adaptação a novos mecanismos e métodos de análise. O marketing exigirá maior habilidade e novos aprendizados.
Não é porque teremos uma web mais privada que os targets ficam piores. Na LGPD vimos o contrário. Mesmo respeitando as leis de privacidade, cada vez mais seu dado é coletado e compartilhado de maneira anônima em um ecossistema fechado.
Atualmente, os cookies precisam ser aceitos pelo usuário e, a partir daí, usamos uma série de provedores de dados e acompanhamento de acesso em sites e apps
Além desse aceite, teremos que nos adequar às políticas dos dispositivos.
Para a programática que foi, por muito tempo, focada em dados de audiências de ultra precisão. Isso não morre, apenas evolui.
Quer saber mais sobre o assunto?
Escute agora o nosso podcast
Está com dúvidas?
Entre em contato com nosso time através do e-mail falecom@homolog.pixelroads.com.br.