Nesse guia, vamos falar sobre as rotinas de otimização mais comuns da plataforma.
O que olhar?
- CTR
- Conversões
- Número absoluto de impressões
- CPA
- Melhores criativos
- Melhores Sites/Apps
- Piores Sites/Apps
MÉTRICA : CTR
O que é: a razão entre a quantidade de cliques e a quantidade de impressões, em percentual.
Quando olhar: depois de, pelos menos, 7 dias de campanha.
Benchmark: como referência, temos as médias abaixo:
CTR | Diagnósticos |
<0,1% | Abaixo da média, importante otimizar |
0,11-0,39% | Na média, pode ser melhorado |
>0,4% | Bom, mas pode melhorar |
>1% | Incrível |
ESTRATÉGIAS DE OTIMIZAÇÃO
Para aumentar o CTR médio da campanha, podemos:
- Priorizar linhas de melhor CTR
Separar cada Grupo de Estratégias e, dentro dele, analisar:
A- Faz sentido manter todas?
Se sim: manter todas
Se não: remover as que não fazem sentido
B- Existe uma diferença significativa (>20%), entre o CTR da melhor linha com as outras?
Se sim, recomendamos pausar as de menor performance no grupo.
Isso vai melhorar o CTR médio do Grupo de Estratégias
C- Considerando a quantidade de conversões de cada linha, independentemente de CTR, faz sentido manter alguma linha de menor CTR ativa?
Se sim, manter.
Nem sempre CTR terá correlação com conversão, pois a programática pode atribuir performance por visualização, indo além do clique. Portanto, mesmo aplicando o guia acima, é importante analisar outras métricas em conjunto.
1)URLs sem CTR
- Gerar um relatório por URL e checar quais URLs tiveram mais impressões, após isso, verificar quais tiveram o menor CTR. Sugerimos criar uma blocklist para a campanha com as com menor número de cliques (CTR).
- Ainda nesse relatório, analisar quais URLs não fazem sentido para o perfil do anunciante
2) Por criativo:
- Gerar um relatório por CRIATIVO e checar qual criativo tem melhores taxas de CTR e conversão. Analisar se vale a pena manter todas as opções ou realizar a remoção desse
MÉTRICA : CONVERSÕES
O que é: O número absoluto de usuários que executou a ação.
Quando olhar: depois de, pelos menos, 7 dias de campanha.
Benchmark: Métrica individual para cada negócio, o importante é entender se está alinhada com os valores de outros canais/tipos de mídias – Importante excluir a busca paga (Google Search) dessa comparação.
ESTRATÉGIAS DE OTIMIZAÇÃO
Para aumentar a conversão da campanha, podemos:
1)O pixel está instalado em seu site?
- Para pixels instalados via GTM: podemos checa-los diretamente no GTM
- Para pixels instalados via HTML: podemos verificar se o código foi adicionado ao HTML.
2) O pixel está linkado a campanha?
Para que a metrificação ocorra da forma correta é necessário que o pixel esteja instalado em seu site e também que esteja configurado na sua campanha.
Na Pixel Roads, é possível confirmar se o pixel está linkado entrando na plataforma, clicando em campanhas e na campanha que está analisando. Ao abrir as configurações da campanha, clicar em tracking e realizar a confirmação.
3) Checar a página de destino:
- Ela está abrindo corretamente? Caso positivo, analise os próximos itens. Caso negativo, revise a página de destino.
- O usuário consegue facilmente identificar a ação que esperamos? Seja o preenchimento de formulário, seja o click em determinado botão, etc. É super importante que a ação desejada seja fácil de visualizar, assim, o usuário consegue completar o processo.
MÉTRICA: NÚMERO ABSOLUTO DE IMPRESSÕES
O que é: O volume de impressões que a campanha está recebendo
Quando olhar: Quando a campanha foi iniciada e o número de impressões está como zero ou quando o volume de impressões de uma linha reduziu ao ponto de quase não existir.
ESTRATÉGIAS DE OTIMIZAÇÃO
Para checar as impressões, podemos:
1) Checar se todas as etapas da campanha estão ativadas
Sua campanha na Pixel Roads é dividida em quatro etapas, sendo:
- Criação da Campanha;
- Criação de Pixel;
- Criação de Estratégia;
- Criação de Segmentação.
A terceira e a quarta etapa exigem o ativamento para que a campanha inicie. Certifique-se que o status de pausado foi alterado para ativado. É importante também checar se todas as etapas foram aprovadas, ou seja, se não possuem o status de “erro”.
2) Caso tenha incluído Block ou Wishlist, checar se estão muito restritas
Para algumas campanhas a utilização de Block ou Wishlist são fundamentais, mas podem prejudicar a entrega da sua campanha.
Quando falamos de WishList é importante que os sites escolhidos sejam possíveis de utilização de banners, sites institucionais, de lojas ou governamentais normalmente não estão nessa categoria. Indicamos que sua wishlist seja composta por sites de notícia ou blogs.
Por outro lado, ao falarmos de Blocklist é importante que a lista seja condizente com o posicionamento de marca do anunciante ou que seja referente a otimização da campanha.
MÉTRICA : MELHORES CRIATIVOS
O que é: a razão entre a quantidade de cliques e a quantidade de impressões, em percentual.
Quando olhar: depois de, pelos menos, 7 dias de campanha.
Benchmark: Como referência, temos a métrica de CTR por criativos. Sugerimos que a análise parta dos criativos que estão rodando na campanha.
ESTRATÉGIAS DE OTIMIZAÇÃO
1) Check list de um bom criativo:
- Tenho um CTA no meu criativo? É super importante incluí-lo!
- É possível captar a mensagem de forma rápida? Ou é necessário muito tempo de leitura? Precisamos lembrar que são muitas informações em uma única tela, precisamos passar a mensagem de forma eficiente.
- Tenho uma imagem ou um fundo que chame a atenção?
- Aqui, fazemos uma ressalva que a maior parte dos sites e aplicativos possuem o fundo branco, caso o seu anúncio tenha a mesma coloração, o destaque ao usuário ficará prejudicado.
- A minha URL de redirecionamento está correta? Para que tenhamos uma efetividade nas campanhas é necessário que a URL esteja correta, com uma boa aparência e com pontos de contato.
2) Cheque qual criativo tem uma melhor performance na campanha, remova os demais criativos nas segmentações que já estão ativas. Também, sugerimos que crie uma nova linha de segmentações com os melhores criativos em termos de CTR + uma lista com as melhores URLs de entrega (WishList)
Para checar qual criativo teve o melhor desempenho, basta acessar o dashboard da Pixel Roads, clicar em Relatórios -> Selecionar o anunciante e o período, clicar em “Por Criativo” e “Acumulado”, conforme print abaixo:
Você irá receber o relatório por email no formato de planilha, sugerimos que analise quais criativos tiveram o CTR mais alto os mantenha.
Caso tenha mais de uma segmentação em sua campanha, sugerimos que faça uma análise de criativo para cada linha de segmentação. Sugerimos também termos pelo menos 2 criativos por campanha.
MÉTRICA : MELHORES E PIORES SITES/APPs
O que é: dentre os sites que houveram impressões, analisar quais tiveram um melhor e o pior desempenho.
Quando olhar: depois de, pelos menos, 7 dias de campanha.
Benchmark: como referência, utilizaremos as mesmas métricas de CTR, ou seja, sites com CTR abaixo de 0,1 devem ser removidos, sites com CTR entre 0,11 – 0,39 sugerimos análise, e sites com CTR superiores a 0,40 devem ser mantidos.
ESTRATÉGIAS DE OTIMIZAÇÃO
Para aumentar o CTR médio da campanha, podemos:
1) Utilizar estratégia de blocklist
Uma das estratégias mais simples de otimização é a inclusão de listas de bloqueios com URLs que apresentam um desempenho inferior.
Para isso, deve-se gerar um relatório na opção “por URL”:
Ao receber o email com os dados, deve-se ordenar por volume total de impressões e as URLs que possuírem a métrica de CTR baixa ou zerada, sugerimos que sejam incluídas na opção de blocklist nas segmentações já existentes.
2) Utilizar estratégias de wishlist
Ao contrário da estratégia de blocklist, aqui priorizamos as URLs com melhor desempenho, para isso deve-se gerar um relatório na opção “por URL”.
Ao receber o email com os dados, deve-se ordenar por volume total de impressões e as URLs que possuírem as melhores métricas de CTR sugerimos que seja criada uma nova linha de segmentação, com as mesmas audiências que estão com a melhor performance.
Unido a isso, recomendamos que sejam adicionados nessa nova segmentação apenas os melhores criativos também.